Jornalistas vão à Região Serrana do Rio para conhecer o processo de produção da cerveja

Jornalistas vão à Região Serrana do Rio

para conhecer o processo de produção da cerveja

Fonte: RMC

Fotos:RB

Jornalistas vão à Região Serrana do Rio
Jornalistas vão à Região Serrana do Rio

Apesar de ser mundialmente conhecido pela tradicional caipirinha, o Brasil tem a cerveja como bebida mais consumida, de acordo com diversas pesquisas. Nesta quinta-feira (18/08), 15 jornalistas credenciados no Rio Media Center partiram rumo ao município de Teresópolis, na Região Serrana, para visitar a fábrica de cervejas do Grupo Petrópolis, o segundo maior fabricante da bebida no país e o único com capital 100% nacional.

O Beer Tour, como é chamado o passeio, existe há oito anos e levou os participantes para conhecerem de perto o processo de produção e envasamento das cervejas Petra, Black Princess, Weltenburger e Miller. Os jornalistas passaram pela parte inicial da fabricação, onde receberam informações sobre a origem das matérias primas e o tempo de fermentação dos diferentes tipos de bebidas. Depois, seguiram para a estação de tratamento de água, elemento responsável por 93% da composição da cerveja. Por fim, uma visita à parte interna da fábrica esclareceu o processo de higienização das embalagens, envasamento e rotulação dos produtos.

Antes da visita, os inscritos conheceram o projeto AMA, meio pelo qual a cervejaria promove o plantio e a manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Os jornalistas colombianos Mark Gomez e Fabio Borbón aprovaram o passeio. Enquanto Gomez aproveitou para registrar imagens para um programa de televisão, Borbón se disse impressionado pela mentalidade sustentável de uma empresa do porte do Grupo Petrópolis. “Além de ser interessante conhecer o processo produtivo e a origem dos recursos da cerveja, é bom saber que existe um investimento no social e no meio ambiente”, afirmou o colombiano.

Mestranda na Universidade da Califórnia, Amanda Pinheiro aproveitou para incrementar o trabalho de pesquisa e analisar a expansão de uma grande empresa com capital 100% brasileiro. Ela considerou a visita fundamental, especialmente para a imprensa estrangeira. “A cerveja faz parte da nossa cultura. A visita foi essencial para mostrar o processo de fabricação, da matéria prima às nossas geladeiras, de algo que faz parte do dia a dia do brasileiro”, disse.

Após a visita, os participantes participaram de uma degustação harmonizada, combinando queijos e petiscos salgados e doces aos rótulos de cerveja fabricados em Teresópolis.

(Fotos: Marlei Zimmermann e Robson Barreto)

 

Bem vindo! Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: