Feira na Casa Brasil apresenta produtos sustentáveis de várias regiões do país (20/08/16)

Olimpiada Infoco, Ultimos Eventos

Feira na Casa Brasil apresenta produtos sustentáveis

de várias regiões do país

Fonte:RMC

Fotos:JM Coelho/RMC

2016.08.19-press-tour-feira-sustentável casa Brasil / JM-Coelho

2016.08.19-press-tour-feira-sustentável casa Brasil / JM-Coelho

Localizada no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, a Casa Brasil promove até este sábado (20/08) a Feira Povos e Biodiversidade do Brasil, com exposição e venda de produtos sustentáveis fabricados nas diversas regiões do país. Jornalistas credenciados no Rio Media Center visitaram o local nesta sexta-feira (19/08) e puderam conhecer um pouco desse novo mercado, que gera emprego e representa a riqueza da diversidade sociocultural dos biomas brasileiros. O evento acontece paralelamente no Jardim Botânico, até domingo (21/08).

2016.08.19-press-tour-feira-sustentável casa Brasil / JM-Coelho

2016.08.19-press-tour-feira-sustentável casa Brasil / JM-Coelho

Nas prateleiras estão produtos diversos, como pescados de reservas autorizadas na Amazônia; mel, geleias e castanhas do Cerrado; doces da caatinga; queijos mineiros; e bijuterias de capim dourado. Os itens são produzidos e comercializados por comunidades indígenas, quilombolas,  pescadores, extrativistas , agricultores e artesãos do interior do Brasil.Todo o material é cultivado com base no respeito à natureza.

A feira é uma iniciativa da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Segundo Kátia Favilla, secretária executiva do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, o evento mostra um outro lado do país e valoriza os agricultores: “Aqui temos indígenas e outros povos que têm um papel importante na conservação da biodiversidade. É importante mostrar e fortalecer as políticas que desenvolvemos com eles”.

2016.08.19-press-tour-feira-sustentável casa Brasil / JM-Coelho

2016.08.19-press-tour-feira-sustentável casa Brasil / JM-Coelho

Segundo Juliana Simões, do Ministério do Meio Ambiente, o  trabalho também tem como resultado a conservação das florestas; a redução na emissão de carbono; e o aumento na geração de renda e na qualidade de vida dos pequenos produtores:  “Há uma política de garantia de preços mínimos. Trinta por cento de todas as compras dos órgãos públicos deverão vir da agricultura familiar. O mesmo percentual é reservado para a compra de alimentos pelas escolas públicas. Se não vender, o governo subsidia e compra por um determinado preço”.

Na Feira dos Povos não faltam exemplos de geração de renda com sustentabilidade. Gerardo Lima, da reserva do Médio Juruá , a cerca de 700 km de Manaus, pesca cerca de 70 toneladas de pirarucu por ano. Atualmente, a cooperativa onde trabalha tem cerca de 600 famílias que vivem da pesca e comercialização do peixe.

Logo à frente, Terezinha Araújo mostra as geleias que produz,  há mais de 30 anos, com frutos da biodiversidade do cerrado. Araticum, pequi e outros doces são exemplos do  trabalho. “A feira é um ótimo lugar para fazer negócios. Já consegui três parcerias, o público do Rio é muito receptivo”,  disse a doceira.

Written by Fotos e Festas

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto:
Site Desenvolvido por Henrique Dornas - HD WEB Criação de Sites
Parceria no desenvolvimento: Criação de Site RJ
Este site é compatível com Smartphones e Tablets pela HD WEB.